sexta-feira, 15 de agosto de 2008

MARAVILHOSA

Eu sempre fui muito bairrista. Adoro o Rio Grande do Sul e sou extremamente ligada com as minhas "origens". Morro de saudades de Porto Alegre, Mostardas e São Simão quando viajo e é só alguém falar mal de qualquer um desses lugares para eu ficar no mínimo irritada.
Eu gosto de me sentir "em casa" nos lugares, e aqueles em que eu cresci e que eu conheço cada cantinho me proporcionam isso.
Acho que por isso eu nunca ambicionei muito morar fora. Enquanto minhas amigas sonhavam em morar na Europa, em Santa Catarina, na Austrália, eu sempre quis ir, mas voltar para cá. Viajar sim, viajar muito, mas voltar no final.
Amo viajar, se eu posso coloco o pés na estrada, mas gosto de saber que a minha cidade, as minhas coisas, minha família e meus amigos me esperam na volta. Pode ser uma viagem longa, de mais de ano, mas preciso saber que eu vou voltar.
Apesar de eu ser louca por praia e verão, gosto das estações do ano bem definidas, como é aqui. Não sei bem, mas sempre tenho a impressão de que a gente precisa do inverno para dar o devido valor ao verão.
Bom, discorri bastante só para dizer que todas essa convicções caem por terra quando o assunto é o Rio de Janeiro.
Porque eu gosto tanto do Rio????
Já conheci muitos lugares na minha vida, mas poucos me tocam como o Rio me toca.
É por ser praia? Com certeza ajuda, mas definitivamente não é só isso.
Já conheci praias incríveis, mas nenhuma me deu vontade de ficar para sempre. Nem é preciso ir muito longe, Santa Catarina, aqui do lado, repleta de praias estonteantes, adoro visitar, mas - ao contrário de 99% dos gauchos - não tenho vontade de MORAR em Floripa.
Mas amaria morar no Rio. E eu acho que é porque eu sinto o Rio como uma cidade VIVA.
Fiquei parecendo meio viajandona???Isso porque é meio difícil explicar uma sensação, vamos ver se eu consigo: o Rio exala vida. Há vida nas ruas, se caminha muito, apesar de toda violência que a gente acompanha pela TV. Muito comércio "de calçada", coisa que não se vê mais por aqui - a não ser no Centro. Uma lojinha de sucos naturais a cada esquina, calçadão,lagoa, a cidade te chama para a rua, a cidade chama saúde, exercício, boa alimentação, alto astral! E tudo isso sem muito esforço.

Se pararmos para pensar, nos "bairros nobres" de Porto Alegre não há vida nas ruas. Se não for especificamente com o intuito de se exercitar, as pessoas não caminham, só saem de carro, todos os prédios são gradeados.
Para comprar alguma coisa ou buscar algum lazer, normalmente temos que nos enfiar dentro de um shopping.
No Rio não. As ruas são cheias, caminhar é sempre uma opção. Se quiser fazer compras, tem lojas nas ruas por todos os bairros. No Leblon tem cinema "de calçada", tu sai dele e está na rua, toma um sorvete na sorveteria da frente, passeia pelo bairro com aquele solzinho de fim de tarde maravilhoso.
Quiosques na beira-da-praia, muito esporte ao ar livre.

Além disso, tem as OPÇÕES: é difícil não ter o que fazer por lá. Uma programação cultural intensa, muitas peças de teatro em cartaz. Cinema então, nem se fala, além das noites, com coisa boa em qualquer dia da semana.
Somado a isso tudo, é claro, está a natureza estonteante, suficiente para se passar do stress à contemplação em segundos, somente por se deparar com um pôr do sol em Ipanema. Uma praia mais linda que a outra, cada uma com a sua característica peculiar. Dias lindos.
Nunca se sabe o que a vida nos reserva, mas se eu pudesse escolher, com certeza moraria um tempo no Rio. Seja para desfrutar disso tudo que eu falei, seja para desmistificar essa visão que já se tornou um sonho na minha cabeça.

Nenhum comentário:

...pensamentos, teorias e devaneios...