sábado, 4 de agosto de 2007

TEORIAS

Descobri que eu tenho algo de teórica. Não sei se isso é uma profissão, se é uma habilidade ou o que é exatamente. O que eu sei é que cada vez eu descubro ter mais e mais teorias acerca dos assuntos mais variados. E mais: de ter cada vez mais certeza da veracidade delas. Será que isso é bom? Ter teorias eu até acho que é, mostra que o cérebro tá funcionando, ligando fatos, observando repetições, tendo idéias. Já a certeza absoluta me parece algo ruim. Afinal, ninguém tá sempre certo a respeito de tudo...
Diferenças e características entre homens e mulheres são meu foco central de teorias. São tantas a este respeito que eu nem lembro de todas, é preciso estar numa mesa de bar, em meio a alguma discussão sobre o assunto pra uma delas saltar da minha boca. E elas saltam, sem nenhum comando, com uma convicção espantosa. Tem muitas também sobre o futuro, profissões, filhos, esportes, celebridades, política, filmes. E convém voltar a ressaltar: todas com absoluta certeza, total convicção, e ai de quem não concorde, vai ter que me ouvir o resto da noite e fingir concordar se quiser mudar de assunto...
E porque será que na hora de transpor estas certezas todas para as nossas vidas é tão difícil? Porque sabemos exatamente como agiríamos em uma determinada situação, mas quando realmente acontece nos sentimos perdidos? Seria tão bom se o terreno da ação fosse tão certo como o das idéias...se a vida fosse tão óbvia quanto a teoria...se no plano real um mais um sempre fosse dois. Mas não é...na vida não tem essa de divisão exata, de estatística, de planejamento. Simplesmente não é assim que funciona e me falta uma teoria para explicar isso. Mas talvez seja aí que esteja a graça. É, realmente, a minha teoria é essa: é nas incertezas da vida e na imprevisibilidade do futuro que reside toda emoção de viver!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu discordo!
Só porque tu disse: "ai de quem discorde das minhas teorias".

...pensamentos, teorias e devaneios...