quarta-feira, 2 de julho de 2008

Tão querendo acabar com a boemia.

Não adianta, eu sou boêmia.

Adoro um buteco, uma cerveja bem gelada, um cigarrinho e ir noite adentro conversando...

Tenho certeza quase que absoluta que tá no DNA, deve ter um gene butequeiro que passa de geração em geração, porque vou dizer: são poucos os que não sofrem desse mal na minha família!

E agora estão querendo acabar com a boemia. Primeiro é o cerco ao cigarro: achar um lugar em que se possa fumar está virando missão impossível, nem área de fumante tem mais! Depois veio a restrição à bebida: começaram proibindo cerveja nos jogos de futebol, agora não dá para tomar uma gotinhazinhainha de álcool e dirigir, porque se parar em blitz e fizer bafômetro fu...

Eu não estou dizendo que sou contra essas proibições. Tirando a proibição de beber nos estádios, que eu acho um absurdo, porque não tem fundamento nenhum, as outras se eu não concordo, eu ao menos entendo.

O cerco ao cigarro vá lá, ninguém tem que ficar aguentando fumaça alheia. E além disso, está dando tanto trabalho fumar, as pessoas estão tendo que se excluir de tal forma, que eu realmente acredito que nessa nova geração serão muito menos os fumantes e que esse número tende a diminuir cada vez mais. Ou seja: é bom.

Em relação a essa nova lei que proíbe qualquer quantidade de álcool eu também não sou de todo contra. Talvez ela seja um pouco exagerada, concordo com o argumento de que o ideal seria aumentar a fiscalização, mas a real mesmo é que se não fosse assim as pessoas iam continuar levando na boa...bebendo e dirigindo...e os acidentes continuariam. Eu falo isso porque se aplica a mim: já cansei de voltar de festa de carro, mesmo tendo bebido. Não adianta, a gente sempre acha que não vai ter problema, que está bem. Com essa lei é a primeira vez que eu estou vendo as pessoas se preocupando mesmo, pegando táxis, deixando o carro em casa quando têm a previsão de beber. E isso é bom.

Mas concordar e entender não quer dizer que eu goste. Já não dá mais para sair da aula e decidir tomar uma cervejinha, porque eu vou de carro pra aula. Já não dá mais pra ir para qualquer bar conversar, tem que analisar antes onde pode fumar. Não dá mais pra seguir um ritual nos dias de jogo do Inter e tomar a ceva de sempre no mesmo lugar da superior, vou ter que inventar inventar um novo ritual, sei lá... amendoim e Coca Light?

O que eu sei é que as mudanças até podem ser boas, podem dar mais segurança, mas será que adianta tanta segurança sem um mínimo de divertimento?

É...tão querendo acabar com a boemia.

2 comentários:

Anônimo disse...

ouvi dizer que tem um projeto de lei rolando no congresso pra proibir o sexo.

Agora, sexo só para fins reprodutivos. É o que diz o projeto. E tem que comprovar.

Pão e circo... Pão já não tem, a inflação voltando.. e agora tão acabando com o circo.

Anônimo disse...

é o fin! como única não fumante de um grupo enfumaçado, detesto não ter área de fumantes nos lugares. faz a gente ter que ficar na rua, sujeitos às intempéries, ao frio, ao vento, um inferno!
e essa lei do álcool consegue ser mais absurda. se se mantivesse o mesmo limite de tolerância de antes, e aumentasse a fiscalização, o efeito seria o mesmo quanto a tirarem-se os bebuns de verdade de circulação. mas não teria tanta gente sensata e de bem sendo presa e perdendo a carteira, o faturamento dos bares e restaurantes não estaria diminuindo tanto, casais não deixariam de beber uma taça de vinho no jantar, jovens não deixariam de tomar UM COPO de cerveja depois da aula... lamentável...

...pensamentos, teorias e devaneios...