sábado, 23 de agosto de 2008

Escrever.



Como eu queria escrever bem. Porque escrever, passar para o papel (ou para a tela) desordenadamente pensamentos, teorias, reflexões, qualquer um faz (como eu, aqui neste blog). Agora escrever BEM...ah, isso é outra coisa. Definitivamente.

O mesmo que eu comentei uma vez aqui sobre a arte, se aplica à escrita para mim.: não sei analisar técnica. Aprecio um texto quando ele me toca e principalmente quando ao ler, eu penso: "é isso mesmo! é verdade! como é que ele pôde perceber isso?".

Sensibilidade. Aí está o segredo de um bom escritor.

Cada um a sua maneira, em romances, poesias ou em crônicas do cotidiano, os bons escritores para mim são aqueles que tem a sensibilidade de transcrever coisas - triviais ou profundas - que todos notamos, mas que não temos o dom de perceber que sabemos. Eu gosto muito de um texto, quando ao ler penso que aquilo que está sendo dito É ÓBVIO, como é que eu nunca tinha pensado????

Dando uma bisilhotada pelos blogs, me deparei com o da Carol Teixeira. Filósofa e figura conhecida aqui de Porto Alegre, entrei só para ver uns lances do casamento dela que tinham me contado e não consegui mais sair. Fiquei h-o-r-a-s lendo, lendo, lendo. Amei os textos, amei as citações, amei as dicas. Tudo que eu lia, pensava: "putz, é mesmo", "bah, beem assim", "comigo também", "meu deus, como é que ela se deu conta disso?", "lindo isso", entre outras milhares de constatações do tipo. Ou seja, pela minha definição de bom escritor, só tenho a dizer: MUITO BOM.

Vai lá: http://www.carolteixeira.com.br/

Nenhum comentário:

...pensamentos, teorias e devaneios...