domingo, 27 de junho de 2010

.novela.




- Eu acho que se a vida fosse feita de várias pequenas novelas, este fim de semana poderia ter sido o último capítulo de uma delas. Várias histórias a minha volta se fecharam, rolou uma espécie de "grande desfecho". Teve "felizes para sempre", fins difíceis, retomadas, mudanças. Teve até aquela coisa meio filme cult, um ponto de interrogação em relação a certos personagens. Só faltou o elenco todo reunido no final (se bem que catando bem até isso teve!). É até legal pensar dessa forma, porque se assim for, agora começa uma nova novela, momento de recomeçar a escrever, fazer uma história nova dentro do nosso grande livro. Uma espécie de objetivos de ano novo na hora errada. Momento "vá atrás do seu final feliz". Eu? Fui.

..................................................................................

- Disse Ms. Lispector, meu mais novo vício literário, em uma de suas cartas:

"É que eu não sou senão um estado potencial, sentindo que há em mim água fresca, mas sem descobrir onde é a sua fonte".

...................................................................................

- E disse Woody Allen, meu mais constante vício cinematográfico:

"Tive carta branca durante 35 anos e nunca fiz um grande filme. Não está em mim fazer um grande filme; não tenho visão em profundidade para fazer isso. Não digo para mim mesmo: vou fazer um grande filme e vou ser intransigente. Se for preciso, trabalho noites a fio e vou ao extremo da Terra. Esse simplesmente não sou eu. Eu gostaria e fazer um grande filme, desde que isso não atrapalhe a minha reserva para o jantar".

E completa:

"Não quero trabalhar até altas horas. Quero voltar para casa a tempo de jantar, tomar a minha clarineta, ver o jogo, ver os meus filhos. Então, nessas circunstâncias, faço o melhor filme que posso. Às vezes, tenho sorte e o filme sai bom. Às vezes, não tenho sorte e não sai bom. Mas com certeza fui, não irresponsável, mas preguiçoso".

...................................................................................

- Engraçado como não é por acaso que a gente gosta de determinados autores e diretores, como para isso impera a existência de identificação, nem que seja subentendida, nas suas obras.

...................................................................................

Dito isso, já tenho material suficiente para repensar meu "personagem" para essa novela que se inicia.

Nenhum comentário:

...pensamentos, teorias e devaneios...