quarta-feira, 18 de junho de 2008

Maquinações

Emails, emails.

Uma coisa boa dessa nossa época é que ninguém pode negar a existência de democracia. Não necessariamente a democracia do ponto de vista político, no dicionário “forma de governo na qual o poder emana do povo e em nome dele é constituído”. Essa realmente ainda não existe em muitos lugares e é, sem dúvida, um objetivo a ser constantemente buscado. A democracia de que eu falo é no outro sentido, mais amplo: “soberania popular; igualdade”. Nunca se viu um tempo de tanta igualdade, principalmente em relação a liberdade de expressão. Em tempos de internet, blogs, emails, you tube, quem quiser ser ouvido será. Para mostrar para o mundo sua opinião, basta meio duzia de cliques.

Falei, falei e não disse a que vim. Na verdade entre os emails que recebo, um em particular chamou a minha atenção e me deu uma vontadezinha de comentar. Pra quem tiver paciência, lá vai:



Credibilidade (se é que um dia houve) de pesquisa interativa da RBS é posta em dúvida
Muitas reclamações sobre a pesquisa interativa realizada na noite da última quarta-feira, 11/6, no programa Conversas Cruzadas (TVCom/RBS) sobre a ação da Brigada Militar na manhã de terça-feira. A pesquisa perguntava se a ação dos policiais foi correta ou exagerada. Muita gente ligou para a opção "exagerada", no número 3299-2362 e não conseguiu completar a chamada. Ora recebiam uma mensagem dizendo que o número não existia, ora a ligação não era completada. No final, a interativa deu 84% a 16% a favor da ação da Brigada, com direito a entrevistas ao vivo realizadas com empresários na sede da Fiergs.
Um dos milhares de telespectadores que tentou diversas vezes e sem sucesso ligar para a opção "exagerada", no número 3299-2362 do programa, foi o assessor da Secretaria de Políticas Sociais do Sintrajufe, Caio Britto. Em e-mail ao programa enquanto este estava no ar e a interativa valendo, Caio informava o ocorrido e cobrava providências. Em resposta, a produção do programa informava que "o problema técnico que tivemos impossibilitou chamadas para os dois telefones. O resultado divulgado é o computado das ligações do período que o sistema estava funcionando" , dizia a mensagem, que também pedia a "compreensão" do telespectador.

Mais manipulação - Na mesma noite, mas antes do programa dos Sirotsky, o Jornal Nacional, dos patrões e sócios da RBS, ao noticiar "os conflitos de rua ocorridos em Porto Alegre", o telejornal "informou" que se tratou de uma invasão da Via Campesina a um supermercado para protestar contra a alta do preço dos alimentos. Isso e nada mais. Omitiu-se, entre outros, o pequeno detalhe de que se tratava de um protesto contra a corrupção no governo Yeda Crusius e que os policiais agiram para evitar que os manifestantes chegassem perto do Palácio Piratini.
Enquanto isso, ao cair da noite, no Palácio Piratini, uma imagem e uma frase ilustraram também qual é solo no qual trafega a "informação". Soldados a cavalo da Brigada Militar vigiavam a entrada da sede do Executivo. Ao ver uma equipe de TV gravando um boletim ao vivo, um dos soldados aproximou-se e disse: "aproveitem, que a partir de amanhã não tem mais gravação ao vivo na frente do palácio".
Questão de ponto de vista - Manchetes da Folha de São Paulo e da Zero Hora (12/06) sobre o mesmo fato:
- Folha de São Paulo: Governo do RS reprime ato contra a corrupção
- Zero Hora:Confronto entre manifestantes e Brigada Militar leva 12 à prisão



O que me deu vontade de comentar, que gerou essa coceirinha nos dedos para escrever não foram os fatos relatados em si. Via Campesina, Brigada Militar, Governo Yeda, whatever. O que capturou minha atenção foi o autor do texto (???) e sua percepção. Será que ele realmente acredita em tudo que questiona?? Ele realmente acha que existe todo esse complô??

Eu não estou aqui para defender direita, esquerda, MST ou RBS, só fico impressionada que as pessoas realmente pensem que uma emissora de televisão vai perder seu tempo bloqueando linha de telefone de pesquisa de opinião. Se fosse pesquisa eleitoral ainda, vá lá, mas pesquisa sobre a percepção de um fato??? Será mesmo que é tudo uma diabólica maquinação para fazer as pessoas acreditarem que as outras pessoas são contra determinada coisa e assim induzir aquele que está vendo a ser contra também??? Ai, só de escrever isso já me confundi, imagina maquinar essa estratégia toda!

Veja bem, eu não estou dizendo que não acredito em manipulação de informações por parte da mídia. Acredito sim, e de forma convicta. Não existe isenção total, ninguém é completamente imparcial, todo mundo conta uma história sob sua própria perspectiva, por mais neutro que queira parecer. E digo isso me referindo à mídia, aos livros de história, à discussão com o namorado que uma amiga está lhe contando.

Agora, daí a acreditar que tudo é conspiração, que o tempo todo os "donos do poder" estão planejando formas de nos induzirem, de nos educarem, de nos enganarem??? Nada me irrita tanto como aqueles que acreditam que tudo é culpa do sistema! Pelo amor de Deus, quem é esse "sistema"? Onde mora?? Me apresentem!!!!!!

O maior defeito do ser humano, na minha opinião, é a teimosia. Porque não ler a Veja? Porque não ver a Globo? Leia a Veja, mas leia também a Piauí, a Carta Capital. Adquira perspectivas sobre os fatos para daí formar sua própria opinião. O contrário disso é puro pré-conceito.

E e relação ao Conversas Cruzadas...será tão difícil acreditar que o público da TV COM, que não é canal aberto e muito menos popular, não veja com bons olhos o MST? Porque me parece bem razoãvel. Esquisito e digno de investigação ia ser se esse público, o mesmo público que assiste ao Tatata Pimentel em eventos sociais e a Fernanda Zaffari comentando "estilo de vida", visse com bons olhos uma invasão de fazenda. Aí sim, eu diria que é tudo conspiração!!!!!!!!!!!!

Menos confabulações e mais ações, por favor. Só pra variar.

3 comentários:

Unknown disse...

boa, lowes!

Anônimo disse...

Da-lhe Louis!!!

Muito bom o texto..

mas eu acho que a RBS te pagou pra tu escrever isso, pensando em induzir as pessoas a não pensarem que eles nos induzem a pensar, fazendo assim com que voltemos a confiar nos sirotsky, e então com que eles possam induzir nossos pensamentos. Ou não.

heheheh.

agora falando sério, se a Tvcom tivesse a intençao de manipular, era só dizer o resultado que lhes interessa. Tipo, pra que "estragar" o telefone? É só o Lazier dizer: 90% sim.
hahaha

Bjão loira.

Unknown disse...

Nao acho as considerações do e-mail ruim. Não acho também que a culpa de tudo é da mídia, mas sei que ela é, sim, uma faca de dois gumes e pode e faz o que bem entender.
Mas concordo que é bom as pessoas se informarem por todos os meios.

...pensamentos, teorias e devaneios...