segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vocabulário

A-d-o-ro dicionários. Seja o nosso bom e velho Aurelião, seja qualquer um de línguas, tem alguma coisa nesses volumosos livros, muitas vezes empoeirados, esquecidos em uma estante qualquer das nossas casas, que me fascina. Acho que isto decorre de eu sempre ter admirado quem fala e/ou escreve bonito e isso geralmente se dá, dentre outras razões, por uma imprescindível: UM BOM VOCABULÁRIO. Não tenho dúvidas de que a pessoa que tem vocabulário – e claro, sabe construir as frases para utilizá-lo – se destaca fortemente das demais. Um exemplo disso para mim, fugindo da obviedade dos autores conhecidos e consagrados, está nesse singelo blog: os textos da Mari - além do conteúdo, que eu adoro - sempre me impressionam pelo vocabulário que ela usa, expressões que jamais passariam pela minha cabeça estão lá, parecendo, depois de escritas, serem a coisa mais óbvia a se colocar naquela parte do texto.

Pois bem, disse isso para fazer uma confissão: uma das minhas paixões no escritório onde eu trabalho é pesada, volumosa e pouco atraente. Um artigo da biblioteca, justamente da família dos dicionários, só que um pouco diferente do tradicional: o Houaiss de sinônimos e antônimos! Sério, são quase 1.000 páginas com sinônimos para todas as palavras possíveis, uma delícia de consultar na hora de escrever. Porque se eu ia escrever “casamento”, porque não preferir “conúbio” e dar uma diferenciada? Se eu queria dizer que aquele ato gerou uma agitação só, porque não mencionar que foi um alvoroço, um bulício até? E nesses tempos em que beber virou modinha, eu posso alertar para o perigo mencionando que a pessoa pode se tornar alcoólatra. Mas isto é tão recorrente que talvez impressione mais se eu falar que ela pode virar um alcoolômano, um dipsomaníaco, ébrio, etilista. Bom, né? Eu, por exemplo, quando estiver impaciente no trânsito por causa daqueles carros que andam a 10 Km/h, não vou buzinar e chamar o motorista de lerdo. Vou gritar que ele é pachorrento, remansado! Uma maravilha!

Pode parecer meio nerds, pode ser coisa de louco, mas nada como uma boa olhada em um dicionário de vez em quando. Acreditem, tem certas coisas que fazem toda a diferença.

..................

E falando em dipsomaníaco e em admiração pela Mari, depois de sábado dei um tempo na ingestão de qualquer substância adicionada de etanol e derivados por tempo indeterminado. Nem a ida do colorado para a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira vai me desvirtuar do meu objetivo.

Um comentário:

Unknown disse...

Ai, fiquei até lisonjeada! Ou quem sabe envaidecida?

...pensamentos, teorias e devaneios...