quinta-feira, 2 de julho de 2009

Música

Tem um site (http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm) que mostra as 100 músicas mais tocadas nas rádios brasileiras de 1904 a 2008. Mais de um século de sucessos registrado. É de se perder analisando, lembrando de fatos, fazendo conexões. Eu achei bem interessante e fiquei um bom tempo fazendo isso.

Dando uma olhadinha nas 100 mais tocadas de 2008, por exemplo, eu marquei 16 que me marcaram de alguma forma: Extravasa, Low, Bubbly, I Kissed a girl, Coisas que eu sei, No one, Tem que ser você, Amado, Ciumenta, Don´t stop the music, Borboletas, American boy, If I were a boy, Burguesinha, Vida boa e Midnight Bottle. Não que eu adooore elas, mas por terem me marcado de alguma forma. É impressionante como músicas marcantes tem o poder de nos transportar fácil para outra realidade vivida! Só de cantarolar baixinho essas eu já me transporto para o Rio, para o Carnaval, para alguma noite na Cidade Baixa, paro o meu carro no inverno, para o meu quarto submerso em reflexões, para uma noite em boa companhia.

Além das minhas próprias lembranças, peguei as listas e resolvi fazer relações. Em 1957, ano em que o meu pai nasceu, o que tava bombando nas rádios era Maysa, Elvis, Aracy de Almeida, Dóris Day, Dorival Caymmi. Bom hein? Olhando por cima, acho que 70% das músicas eram brasileiras. 1991: ano em que o meu irmão nasceu. A análise da lista é um sopro de inspiração para qualquer DJ de Balonê: Paralamas, Roupa Nova, Roxette, RPM, Madonna, Kid Abelha. Até “noite preta”, de Vamp, consta lá. Eu já saí cantarolando “balada noite preta, noi-te pretááá...” e com a vontade de brincar de colocar os sapatos da minha mãe e desfilar. Era minha brincadeira preferida na época.

Da lista de 2008, observei ainda certas coisas: 15 das mais tocadas são sertanejas. Sinal claríssimo que foi o estilo que voltou com tudo no ano que passou (olha o programa da Regina Casé aí!). Em 2007 foram só 8 e nos anteriores com certeza deve ter sido ainda menos. Outra coisa que me chamou atenção foi o número de músicas em inglês, especialmente americanas: 51, ou seja, a maioria. Para um país do tamanho do nosso e com tantas opções e estilos musicais, que tem na lista de mais ouvidas de Marisa Monte a Mc Creu, do reggae no Natiruts ao sertanejo do Bruno e Marrone, é uma mostra clara do quanto a gente realmente consome cultura americana. Não pude deixar de notar, ainda, que tem 2 músicas da Wanessa Camargo na lista. Sério, alguém ouviu a voz dela alguma vez no ano passado? Eu só vi fotos, no alvoroço do casamento, mas nada de voz. Se me dissessem que ela tinha ficado muda eu acreditava fácil. E por fim, “blusinha branca” consta na lista!?? Essa deve estar na minha lista de mais ouvidas de 1995, juntinho com a Wanessa Camargo antes de emudecer.

Anyway, quem tiver curiosidade, passa lá e dá uma olhada.

------------------------------------------------------------

Tô no impacto do texto da Mari aí em baixo, profundamente conexo com a minha fase de caos – profundo – interno – sem explicação atual. Eu até quis escrever comentando, mas como é uma fase ainda presente, nem eu sei o que quero dizer. O engraçado é que a Mari sabe. Nada melhor, então, do que deixar nas palavras dela.

Me impressiona como as coisas se tornam muito mais claras sob o efeito do tempo e da diferença de perspectiva.

------------------------------------------------------------------

No fim, só uma frase bonitinha para reflexão:

"o coração, se pensasse, pararia"

(Fernando Pessoa)

E não é?

Nenhum comentário:

...pensamentos, teorias e devaneios...